TRT-11 participa de solenidade na Aleam em homenagem ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador
- Equipe Rede Mundo
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Cerimônia destacou a importância da aprendizagem profissional como ferramenta de inclusão e transformação social

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) participou, no dia 24 de abril, da solenidade em celebração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento foi promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (FEPETI/AM) e reuniu autoridades, representantes de instituições públicas e jovens aprendizes.
Com foco na valorização da educação e na promoção da inclusão produtiva, a cerimônia ressaltou o papel da aprendizagem profissional como instrumento de combate ao trabalho infantil e de construção de um futuro mais digno para a juventude.
Representando o TRT-11, estiveram presentes a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, gestora regional do Comitê do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, gestor regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante (Comitê do Trabalho Decente). Cinco jovens aprendizes que atuam no tribunal também participaram da solenidade.
Aprendizagem profissional
Durante o evento, a desembargadora Joicilene Portela apresentou a experiência do TRT-11 com o programa de aprendizagem profissional, que atualmente beneficia 40 jovens. Ela destacou que a iniciativa representa mais do que o cumprimento de uma obrigação legal. “Essa iniciativa vai muito além do cumprimento da cota. É um investimento em pessoas. Uma escolha institucional de impactar positivamente vidas”, afirmou.
A magistrada também ressaltou que a aprendizagem profissional é “um verdadeiro passaporte para a dignidade e para a autonomia”. Finalizou pontuando que o cumprimento das cotas legais é “um gesto de compromisso com a equidade e com o desenvolvimento sustentável”.
Histórias que inspiram
A cerimônia foi marcada por relatos emocionantes de jovens aprendizes que compartilharam suas trajetórias e conquistas por meio do programa de aprendizagem. O evento também contou com testemunhos inspiradores de autoridades como o desembargador Audaliphal Hildebrando e o auditor fiscal do trabalho Emerson Costa, que relataram suas vivências. Ambos destacaram o poder transformador da educação. "Eu venho de uma família muito humilde. Minha mãe sempre me incentivou a estudar. A mensagem que eu deixo é a seguinte: nosso país é democrático e, através dos estudos, você pode galgar a questão social", disse o desembargador.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do TRT11 - Fotos: Divulgação
Comments