top of page
Buscar

Therezinha Ruiz vê com preocupação denúncias de violência em colégios militares no Amazonas


Manifestando preocupação com as denúncias de irregularidades e agressões ocorridas nos colégios militares da rede estadual de ensino, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), disse nesta quinta-feira (19) que está avaliando minuciosamente os casos, visando a realização da Audiência Pública marcada para o próximo dia 27, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A Audiência deverá contar com a participação de representantes das Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMCs), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e do Comando Militar da PM, dentre outras instituições.

“É importante debatermos de forma democrática, com todas as instituições envolvidas no dia a dia das escolas mantidas pela Seduc, sob a gestão da Polícia Militar, em busca de soluções para um relacionamento pacífico, respeitoso e justo, entre os gestores, professores, alunos e seus pais. Assim, teremos um melhor aproveitamento escolar, nesses colégios que já apresentam excelentes resultados”, destaca Therezinha Ruiz.

A deputada tem recebido em seu gabinete, professores e pais de alunos dos colégios militares, que apontam a prática de condutas irregulares na rotina escolar. “Reconhecemos a disciplina, o bom nível do ensino oferecido aos alunos dos colégios militares, premiados internacionalmente, mas há algo de errado que precisa ser corrigido”, adverte.

Diante da gravidade das denúncias, a deputada Therezinha Ruiz propôs a realização da Audiência Pública, de acordo com solicitação posteriormente encaminhada pelo deputado Fausto Júnior (PV). A Audiência deverá ocorrer no próximo dia 27, às 13h no plenário da Aleam.

Como presidente da Comissão de Educação e autora da Lei que cria a Semana Estadual de Combate á Violência ao Professor, a deputada Therezinha Ruiz considera inaceitável a ocorrência de situações constrangedoras, de agressões e outros tipos de violência, dentro das escolas, envolvendo gestores, professores e pais de alunos.

“O compromisso de cada um de nós, deve ser com a qualidade da educação e, para isso, precisamos criar uma cultura de paz, de solidariedade no ambiente de ensino, buscando um relacionamento respeitoso entre todos que fazem parte da comunidade escolar”, enfatiza a deputada.

Fonte: Aleam

bottom of page