A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou nesta quinta-feira uma Sessão Especial em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado no dia 5 de setembro. A proposta foi do deputado Dirceu Ten Caten (PT). A Sessão reuniu representantes do Governo do Estado e de movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres, dos povos tradicionais e de educação ambiental.
A Sessão Especial teve como tema "Todos em Defesa da Amazônia" e foi aberta com uma apresentação teatral do projeto cultural Recicléia. A peça "Amazônia em Chamas" abordou a luta pela preservação da floresta e fatos atuais, como as denúncias do Dia do Fogo, com um enfoque lúdico. O projeto cultural se dedica a produzir materiais para educação ambiental destinados ao público infanto-juvenil.
O deputado Dirceu Ten Caten destacou a importância de levar educação ambiental como ferramenta de defesa da Amazônia. "Estamos hoje numa data muito importante, infelizmente estamos numa conjuntura que não tem muito o que se comemorar, pelos índices de desmatamento, de queimadas, de violação de direitos das populações tradicionais, dos povos da Amazônia de uma forma geral. Nós não podíamos deixar de fazer algo no Parlamento do Pará, por isso provocamos a realização dessa Sessão Especial", justifica o deputado Dirceu.
Segundo ele, a Sessão é uma oportunidade de dialogar com vários atores da sociedade civil organizada, "para que a gente possa mostrar o atual cenário que se encontra a nossa Amazônia e também, de forma coletiva, pensar ações concretas e possibilidades de políticas a serem adotados pelo nosso Governo, e o Parlamento - como a voz da sociedade - fazer a interlocução dessa pauta com o Poder Executivo", avalia.
Para o professor Fidélis Paixão, da Rede Estadual de Políticas e Educação Ambiental, todos precisam saber da importância que a Amazônia tem para o Brasil. Ele enumera os investimentos feitos na região. "75% dos investimentos foram concentrados em apenas cinco municípios, sendo quatro deles mineradores", destaca. Ele ainda comparou: "Nos dez municípios mais ricos do PIB paraense, a realidade não difere dos dez municípios mais pobres nos indicadores sociais como educação, saúde, saneamento, etc. Isso mostra que o progresso vem com muita desigualdade social e é apenas para uma pequena parcela da população. Isso precisa mudar", avalia.
O deputado Dirceu Ten Caten lembrou que outros países se preocupam com o que vem acontecendo com a Amazônia, e esse interesse é interpretado de forma equivocada por alguns, como se esses países quisessem interferir na soberania do Brasil. "Mas não é isso que acontece, o interesse é legítimo porque a Amazônia cumpre um papel decisivo para o funcionamento do nosso ecossistema global", avalia o parlamentar.
Também participaram da Sessão Especial representantes de outros países, ligados à Universidade Mundial de Estudos da Dignidade Humana.
Fonte: Alepa