O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou neste sábado (8) uma carta ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). No texto, Lula fala do desejo de estar com seus companheiros e afirmou que o momento difícil que vive o país deve fortalecer as lutas do movimento. “Os dias difíceis de hoje fazem-nos valorizar mais as conquistas de ontem e redobrar nossas forças para retomar o rumo de um Brasil mais justo para o futuro”, escreveu. Leia a íntegra:
“Queridos amigos do MST,
Companheiros e companheiras, gostaria de estar esse ano mais uma vez junto de vocês, confraternizando nesse final de ano, jogando futebol, abraçando os amigos e comendo um churrasco ou uma feijoada preparada com carinho.
Talvez 2018 tenha sido um dos anos mais difíceis para o povo brasileiro. O IBGE revelou essa semana que a pobreza tem aumentado, quando na época em que o PT estava no governo a pobreza se reduzia e os trabalhadores tinham cada vez mais oportunidades.
Aumentou, apenas em 2017, em 500 mil o número de crianças brasileiras passando fome.
Uma vergonha, uma tragédia. Infelizmente, as políticas que se anunciam no país, aprofundando as medidas do governo Temer, só devem piorar as perspectivas de futuro dos brasileiros.
A verdade, e você sabem, é que a luta nunca foi fácil companheiros. Mas ela também sempre foi justa e gratificante.
Somos companheiros há décadas. Sei que ajudaram milhares de famílias a conseguir uma vida digna no campo, com terra, casa e educação. Sei o quanto o MST é importante para a segurança alimentar dos brasileiros, produzindo alimentos saudáveis e defendendo uma agricultura com menos agrotóxicos e em equilíbrio com o meio ambiente.
Os dias difíceis de hoje fazem-nos valorizar mais as conquistas de ontem e redobrar nossas forças para retomar o rumo de um Brasil mais justo para o futuro.
Uma feliz confraternização de fim de ano, onde renovamos os laços de companheirismo que nos unem, e as energias para construirmos, juntos, um 2019 melhor.
Feliz Natal!
Luiz Inácio Lula da Silva”