O deputado estadual Sinésio Campos (PT), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para pautar o Plenário sobre os lixões a céu aberto, segundo ele existente nos 61 municípios do Amazonas.
Na condição de Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, o parlamentar foi convidado pelas Câmaras de Benjamin Constant, Amaturá e Jutaí para realizar Audiências Públicas sobre os principais problemas de abastecimento de água potável, drenagem urbana, esgotamento sanitário e limpeza pública no Amazonas.
Realizando palestras nas Câmaras dos municípios, Campos trabalha para que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Estado do Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional n. 93 de 5 de maio de 2016, criada por ele e já incluída na Constituição do Estado.
“Estamos indo in loco nos lixões e o que constatamos é uma vergonha, todo governante deve ter como prioridade a melhoria do saneamento básico em seu Estado. Nosso objetivo é contribuir palestrando e entregando em cada município o relatório do Grupo de Trabalho do Saneamento Básico que instituímos na Assembleia Legislativa e principalmente alertar a população que vive em condições precárias se tratando de saneamento que deve cobrar seus direitos” explicou o parlamentar.
No relatório do Grupo de Trabalho é cobrado que o Estado institua, mediante Lei, a política e os planos plurianuais estaduais de saneamento básico, incluídos os de região metropolitana, aglomerações, sub-regiões, micro e macrorregiões, urbano ou não, elaborado com a participação dos municípios envolvidos e em compatibilidade com planos locais e regionais de saneamento.
Fonte: Aleam - por Jéssica Trajano