O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (04) o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Piauí. Este é o 5º título doutor honoris causa que o ex-presidente recebe durante a caravana Lula Pelo Brasil, somando 34 títulos no total.
Durante a cerimônia, Lula relembrou os avanços em educação durante os 13 anos de governos do PT e afirmou que está orgulhoso de receber o título no estado do Piauí. "Eu tenho um motivo especial para me orgulhar deste título de doutor honoris causa, porque vem do estado que tem hoje a melhor escola pública do país", disse o ex-presidente, lembrando dos 150 medalhistas nas Olimpíadas da Matemática no município de Cocal dos Alves. "Imagine que em Cocal dos Alves nós temos 150 medalhistas numa cidade com 6 mil habitantes. As medalhas de Cocal dos Alves são motivo de orgulho para o Piauí e um exemplo para o Brasil".
Para ver as fotos da cerimônia em alta resolução, visite o Flickr do Instituto Lula.
Sobre o acesso democrático ao ensino superior durante seu governo, Lula destacou as transformações em educação realizadas no Nordeste, como o número de matrículas nas universidades na região, que passou de 500 mil para 1,6 milhão, representando 20% da população universitária do país. "A universidade pública começou a ter, finalmente, a cara do povo brasileiro. O ProUni foi uma verdadeira revolução das oportunidades. Abriu a porta do ensino superior para 1,5 milhão de jovens de famílias pobres. Aqui no Piauí são quase 16 mil bolsistas", ressaltou.
Legado
As políticas sociais que transformaram a vida dos trabalhadores e dos mais pobres, como o Bolsa Família, as cisternas e o Luz Para Todos, também foram citadas pelo ex-presidente. Para Lula, tudo o que o povo precisava era um pouco de respeito e um mínimo de apoio para mostrar seu valor.
"Aquele estado do qual o país só conhecia a extrema pobreza, hoje tem uma agricultura pujante, organizada em cooperativas, que produz para o Piauí, para o Brasil e para o exterior".
O legado dos governos Lula e Dilma no Piauí revelam a transformação social no estado.
Atualmente, o Bolsa Família atende 1,8 milhão de pessoas, cerca de 500 mil famílias. Com o Luz
Para Todos, mais de 150 mil lares no interior do estado agora recebem energia elétrica. O estado nordestino recebeu ainda 40 mil cisternas para consumo doméstico e 10 mil para a produção. Água de beber e água de criar o gado.
Nesta segunda-feira, a caravana Lula pelo Brasil segue para São Luís, no Maranhão, onde o ex-presidente participa de reunião com trabalhadores rurais e agricultores do estado.
Fonte: Lula.com.br/Foto: Foto: Ricardo Stuckert