A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, na sexta-feira (7), a partir das 10h, uma Audiência Pública para debater Políticas Públicas de Estímulo à Pesca Esportiva no Amazonas. O debate atende requerimento do presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Aleam, deputado Augusto Ferraz (DEM), e será realizado em parceria com a
Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur). A instituição estimou que o setor deve atrair 10 mil turistas este ano e promover uma injeção de pelo menos R$ 6,6 milhões na economia amazonense.
A audiência acontecerá no miniplenário Cônego Azevedo, situado no Térreo do Edífico José de Jesus Lins de Albuquerque, o prédio principal do Complexo Legislativo situado na Av. Mario Ypiranga Monteiro (antiga Recife).
O objetivo, segundo o deputado Augusto Ferraz, é ouvir entidades ligadas a pesca esportiva para apurar as deficiências do setor, visando a criação de propostas que regulem e incentivem a prática no Estado. Para isso, foram convidados representantes da Amazonastur, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Comissão de Turismo e Empreendedorismo, Comissão de Direito Desportivo da Ordem de Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB-AM), além de associações de pesca esportiva.
De acordo com o coordenador da Comissão de Esportes da Aleam, Kaiser Corrêa, a pesca esportiva já movimenta o mercado de turismo no Estado, com serviços como hotelaria, restaurantes, e viagens fluviais e aéreas, por isso a necessidade de regulamentação no setor. “Recebemos a sugestão de regulação de algumas associações de pesca esportiva, e foi daí que surgiu a necessidade de ouvir entidades com conhecimentos na área para verificar como anda esse setor no Estado, quais as necessidades e deficiências, para então, futuramente, pensarmos em uma regulamentação ou forma de incentivo”, afirmou.
A temporada de pesca esportiva no Amazonas começou no mês de agosto deste ano, período de descida das águas, e segue até abril de 2017. Para praticar o esporte no Estado, os pescadores precisam ter certificado e registro de pesca esportiva (CRP) emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Fonte: Aleam