Está aberta a chamada pública de apoio à infraestrutura de projetos de pesquisa de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) da Amazônia Legal. Serão até R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/Ação Transversal. O edital foi lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na terça -feira (13).
O Formulário de Apresentação de Projetos (FAP) eletrônico poderá ser enviado até o dia 10 de outubro. O edital visa melhorar a infraestrutura laboratorial e de equipamentos das instituições de pesquisa; fortalecer a capacidade de P&D das ICTs; capacitar pesquisadores de alto nível; e estimular a cooperação entre grupos de pesquisa da Amazônia Legal.
A chamada dará prioridade aos seguintes temas:
Melhoria da infraestrutura laboratorial básica em todas as áreas do conhecimento, permitindo apoio a projetos de natureza variada, sobretudo em áreas que permitam a preservação ambiental, o melhor conhecimento do bioma amazônico, o aproveitamento da biodiversidade, o monitoramento e controle do desmatamento e degradação florestal;
Estabelecimento e manutenção de acervos de natureza histórica, geográfica e cultural; infraestrutura para promoção do uso sustentável dos biomas existentes na região;
Tecnologias inovadoras em sistemas de monitoramento para controle do desmatamento e degradação florestal; agregação de valor à produção local (alimentos, moveleira e do pescado); entre outros.
Poderão concorrer instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, incluindo organizações sociais, localizadas na região de abrangência da Amazônia Legal (Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e a parte do Estado do Maranhão).
Fonte: Portal Brasil, com informações da Finep