top of page
Buscar

A Prefeitura de Manaus lança obra de revitalização da orla da Manaus Moderna


O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou na manhã desta quarta-feira, 7, o projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna. O local funciona como área de embarque e desembarque de passageiros, entre eles turistas, além de ser passagem para as pessoas que frequentam a feira mais tradicional da cidade, recebendo, em média, 5 mil pessoas por semana.

O projeto de revitalização foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal.

A obra está avaliada em R$ 950 mil, dinheiro que não saírá dos cofres da prefeitura, mas é oriundo da sobra de um convênio realizado com a Caixa Ecônomica.

“O dinheiro não será da prefeitura, mas sim de uma sobra de convênio com a Caixa Econômica para obras no Centro. Algo nos moldes do que fizemos com a Comissão Andina de Fomento, a CAF, que autorizou o uso de recursos que sobraram para fazermos aquela ponte da saída da Ponta Negra”, disse o prefeito.

O projeto contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação LED (Led Light Emitting Diode), capaz de atingir altos níveis de fluxo luminoso, com um consumo de energia elétrica cerca de 30% menor que as lâmpadas convencionais, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo “traffic calming” (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

Além das obras de infraestrutura, novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga serão criadas, o que ajudará a organizar o fluxo de veículos e pedestres. Para isso, a área próxima ao rio Negro será exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos menores ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, possuirá pontos de estacionamento e locais definidos para a parada de veículos que abastecem a feira e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

O prefeito destacou ainda que gostaria de firmar uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que a prefeitura possa fazer não apenas a revitalização da via, calçadas e iluminação da Manaus Moderna, mas também da área da margem do rio, onde acontece o embarque e desembarque de passageiros.

“Até a mureta é obrigação nossa, mas da mureta para o rio não podemos atuar porque a legislação não permite, pois já é competência do Dnit. Mas proponho ao Dnit que trabalhe conosco através de convênio, que nós deixaremos tudo a altura da beleza do nosso Rio Negro” , enfatizou.

Projeto aprovado

Após passar por análise na Caixa Econômica e no Iphan por se tratar de uma obra em área de tombamento, o projeto de revitalização da orla foi adequado e, agora, está apto para ser realizado.

“Nestas análises foram otimizados alguns itens, mas a mudança mesmo em relação ao projeto feito em 2013 foi apenas a exclusão dos quiosques de vendas de bilhetes de passagens regionais, que ocorre na Galeria dos Remédios, inaugurada recentemente, e que fica um quarteirão acima”, disse o diretor de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson.

O projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), em parceria com a Seminf, e terá investimento de quase R$ 1 milhão. A obra faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus.

A proposta é melhorar as condições de acessibilidade do público, que utiliza os serviços disponíveis no porto e na feira e, assim, devolver à população amazonense mais um ponto turístico totalmente revitalizado.

Fotos: Alex Pazuello

Fonte: PMM / Rede Mundo

bottom of page